Thursday, May 28, 2009

O que há por trás do câmbio

Pouca gente reparou, mas uma batalha importante está se travando dentro do governo com o cenário de súbita apreciação do real.

A batalha coloca em lados opostos – novamente, diga-se de passagem – o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e o ministro da Fazenda Guido Mantega.

Antes de falar do duelos entre esses dois titãs, vamos analisar porque o dólar está tão desvalorizado.  Primeiro é preciso entender que o valor das moedas obedece à lei da oferta e da demanda tal qual uma mercadoria qualquer.

Então, se há pouco dinheiro em circulação, a tendência é de valorização desta moeda. No sentido inverso, a desvalorização acontece quando há uma quantidade muito grande de dinheiro circulando.

E é isso que está acontecendo com o dólar nesse momento. OBrasil foi invadido por uma enxurrada de dólares.

Hoje inclusive tem uma reportagem no jornal espanhol El País cujo título é “Brasil volta a ser o paraíso dos investimentos estrangeiros”. A entrada de dólares no mês de abril duplicou em relação ao mês anterior.  

Mas para onde está indo essa dinheirama toda? Infelizmente, não é para a economia real, na forma de novas indústrias ou obras de infra-estrutura.

Os dólares que entram sem parar no Brasil estão indo, todos, para o mercado financeiro.  Com uma Selic de 10,25%, que pode chegar a 9%, o País ainda mantém uma das taxas de juros mais altas do mundo e como diz o repórter do El País 

"seguem sendo apetitosos para os investidores ".

E e aí que está o grande problema.

0 comments: