Thursday, May 14, 2009

Dois pesos

Ontem finalmente o governo federal anunciou medidas destinadas a minimizar os efeitos das enchentes no Norte e Nordeste. Os desabrigados vão poder sacar o FGTS e está sendo criada uma linha de crédito para atender empresas em regiões atingidas por secas e enchentes.


A diferença de tratamento, no entanto, continua sendo enorme. Quem duvida pode acessar aqui o arquivo do Google notícias sobre a cheia no Vale do Itajaí em novembro do ano passado e comparar com o que está sendo feito agora no caso das nossas cheias.

Percebe-se claramente que um desabrigado no sul tem mais peso do que um no norte. E a culpa, é óbvio, não é do desabrigado catarinense. O problema é muito complexo. 

Tem a ver com a forma preconceituosa com que o centro-sul industrializado sempre encarou a nós,  os selvagens do Norte e Nordeste. 

Tenho uma história interessante e emblemática sobre isso que me foi contada por um amigo aqui de Belém. Certa vez, ele estava em Washington e encontrou com um paulista. Feitas as apresentações, o paulista, quando soube de onde era o meu amigo, tascou: "Nossa, mas é tão longe, né?" . O meu amigo, muito polidamente, respondeu. "Depende, daqui de Washington, por exemplo, estamos mais perto".

O nosso presidente é nordestino e, com certeza deve ter sofrido muito preconceito por ser mais um "paraíba" em Sampa. Infelizmente, ao que parece, incorporou o discurso dominante. 

E, só para encerrar, é óbvio que eu não fui a única pessoa a perceber essa disparidade. Os colegas aqui deste blog tiveram uma percepção parecida.  

0 comments: