Thursday, May 14, 2009

Meias verdades formam uma mentira inteira II

Outra meia verdade, difundida pelo governo é a de classificar todo mundo que têm saldo superior a R$ 50 mil como um grande investidor interessado em grandes lucros.

Boa parte desse pessoal é um investidor conservador da classe média que levou muitos anos para acumular o dinheiro. Ou então gente que, por exemplo, ao vender um imóvel para comprar outro, guardou o dinheiro na poupança até realizar novo negócio, como destaca Lu Aiko Otta na sua reportagem.

De uma certa forma - e apenas sob o ponto de vista do discurso, entenda-se bem –  a maneira como o governo está tratando esses poupadores é  semelhante à da época do confisco de Collor. Se eu ainda me lembro bem, a equipe do Collor disse que quem tinha mais de 50mil cruzados – ainda estou para entender esse número cabalístico: 50 mil – fazia parte da elite brasileira.   

Acho até que me lembro de ter visto um fusquinha circulando pelas ruas de Belém com um adesivo “Eu era ellite e não sabia”. Como se sabe, o confisco atingiu diretamente a classe média.

E agora não será diferente, lógico que sem o confisco, o que é, realmente, um enorme alívio.

O que a oposição promete fazer no Congresso, por seu lado, é absolutamente irracional. É puro aproveitamento político da situação e não contribui em nada para o avanço do País. O mecanismo de remuneração da poupança precisa mudar. Não da maneira como o governo propôs agora, mas de uma forma ainda mais radical.

2 comments:

Anonymous said...

Estou visitando seu blog pela primeira vez e já o adicionei aos meus favoritos.
Muito interessante, parabéns!

Ah, em tempo: eu sou UM DOS que vendeu o imóvel e guardou o dinheiro na poupança até poder comprar outro.Me lasquei!
E agora, além de desconhecer que passei à categoria de "grande investidor", fui castigado com a mudança das regras da poupança.
Lamentável governo; lamentável oposição.

Simone Romero said...

Caro amigo, obrigada pelo elogio.

Quanto ao seu dinheiro, não se desespera. A cobrança de Imposto de Renda só começa no próximo ano. Assim, você tem até o final de 2009 para realizar a compra do novo imóvel sem pagar imposto.

Se não for este o caso,pense na possibilidade de diversificar a sua cesta de investimentos.

Hoje a maioria dos sites de banco possui questionários online que você preenche e, no final, avaliando as informações que você deu,o banco informa qual o seu perfil de investidor (conservador, moderado ou agressivo), as aplicações que melhor se enquadram no seu caso e, em alguns casos, até a rentabilidade líquida que você terá com os investimentos.

Acho uma boa você pensar nessa possibilidade.

Boa sorte!