Friday, May 01, 2009

Com que letra se escreve crise?

Roubini, o mago da crise, estabeleceu um debate alfabético - digamos assim - sobre qual o formato da atual crise econômica.


De acordo com os modelos propostos, as crises podem ter três formatos. O em "V" representa as crises que têm uma queda rápida e uma rápida recuperação. É o formato de crises que duram, em média, oito meses. É letra que melhor representa os processos recessivos atravessados nos últimos anos como, por exemplo, a bolha das pontocom que estourou nos anos 90.

O segundo formato é o que se assemelha à letra "U" e identifica crises com duração média de 24 meses. Para a maioria dos economistas, esse é o aspecto da crise atual.

Mas Roubini, em sua visita ao Brasil, há poucas semanas, deu a entender que a economia mundial estaria cada vez mais próxima do terceiro formato, o da letra "L", o que indicaria uma depressão longa e perigosa.

No dia 27 de abril, no entanto, o Washington Post publicou uma entrevista com Nouriel Roubini que mostra o Dr. Apocalipse um pouco menos pessimista. 

"Eu não acredito que acabaremos próximos a uma depressão", afirmou.

Segundo declarou ao jornal, Roubini  já afastou o temor de que a economia tivesse um desempenho em forma de L, beirando uma depressão, com uma forte queda da atividade, seguida de um período de recessão. 

Agora, disse, após os esforços do governo norte-americano,  o cenário mais provável é de uma performance em forma de U.

De tudo isso, fica uma lição: A verdade, dialeticamente, sempre está no meio do caminho entre um Roubini e um Kanitz. E, no mundo real, não existem santos guerreiros e nem dragões da maldade. Há um pouco de verdade em cada afirmação. Inclusive nesta.

 

0 comments: