Saturday, May 16, 2009

A escalada do Grupo Rede no Brasil

Até 1997 a Rede Energia S/A era um grupo composto por cinco pequenas empresas distribuidoras de energia elétrica, detentoras principalmente de concessões em municípios do interior dos estados de São Paulo e Paraná. A maior empresa sob seu controle eram as Centrais Elétricas doTocantins (Celtins),com um total deconsumidores correspondente a 66% do abrangido pela Celpa.

Em novembro de 1997, o Grupo iniciou um processo de expansão, adquirindo as  Centrais Elétricas do Mato Grosso (Cemat) e, em julho de 1998, comprando a Celpa. Nos dois leilões a empresa não teve concorrência. Naquele momento, o Grupo Rede, de uma tacada, aumentou em 3,5 vezes o seu mercado.

Em 2008, a Empresa Distribuidora do Estado do Mato Grosso doSul (Enersul) passou também a ser controlada pela Rede Energia S/A, em uma operação na qual o Grupo Rede trocou sua participação na Usina Hidrelétrica de Lajeado (Luís Eduardo Magalhães) por 100% das ações da Enersul, até então controlada pela Energias do Brasil, uma empresa do grupo Português EDP.

No momento da privatização da Celpa, o governo entregou ao Grupo Rede um mercado composto por cerca de 830 mil consumidores, o que correspondia a um índice de atendimento de 60% do Estado. Hoje, o mesmo mercado é composto por 1,6 milhão de consumidores, dos quais, aproximadamente 1,340 milhão são consumidores residenciais – um índice de atendimento de 85%.

Desde a privatização, o mercado de energia - medido em megawatt/hora - do Pará apresentou um crescimento médio anual superior a 7%.

 

0 comments: