Ao analisar o perfil deste crescimento, observa-se que o avanço deu-se muito menos pelos investimentos feitos pelo Grupo Rede para a expansão do atendimento e muito mais graças aos programas federais de universalização do acesso à anergia elétrica e aos recursos do programa de investimentos em obras de interesse social do governo do Estado (PIS).
Em 2001, a rede rural de energia elétrica possuía 16.433 transformadores instalados, número que no ano passado chegou a 65.095. Enquanto isso, na rede urbana, o número de transformadores passou de 12.001 para 16.536 no mesmo intervalo de tempo.
A forte evolução na quantidade de transformadores ligados na rede de distribuição rural e a relativa estabilidade registrada pela rede urbana comprovam que os investimentos no sistema elétrico paraense têm se resumido, basicamente, aos realizados pelo governo federal, com o Programa Luz Para Todos, e pelo governo estadual, com o Programa de Investimento em Obras Sociais.
De fato, os números apontam para uma quase ausência de investimentos próprios realizados pelo Grupo Rede ao longo dos últimos oito anos.
0 comments:
Post a Comment